Hospital de Balombo regista seis óbitos



Balombo - Seis pessoas morreram vítima de pneumonia, malária e mal nutrição, no período de 4 a 10 de Julho, no Hospital Municipal de Balombo, 182 quilómetros a Nordeste da cidade de Benguela, mais um caso em relação aos dados do mês anterior.
 
De acordo com o chefe de repartição em exercício da saúde no Balombo, Faustino Jongolo, dois dos óbitos ocorreram na pediatria, três no centro de nutrição e um na área de medicina.
 
Referiu que nesse período registaram o internamento de 955 doentes, dos quais estão ainda acamados 60, na pediatria, 32 na área de medicina, 19 no centro de tuberculose, igual número na maternidade e 17 no centro de nutrição.
 
O Bengueleno apurou que o Hospital Municipal de Balombo conta actualmente com três médicos, dos quais dois de clínica geral, além de duas técnicas superiores (uma de laboratório de análises clínicas e outra especialista de obstetrícia). Tem também 202 enfermeiros.
 
O hospital tem capacidade para duzentas e 33 camas, sendo 44 no sector de medicina, 75 em pediatria, 34 no centro de tuberculose, 30 no centro de nutrição, igual número na maternidade e 20 em áreas de serviço.
LEIA MAIS...


OMA destaca Lei contra violência doméstica na estabilidade das famílias




Lobito - A lei contra a violência doméstica, aprovada recentemente pela Assembleia Nacional, constitui a base para defesa e estabilidade das famílias, afirmou hoje, sábado, em Benguela, a secretária municipal da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Lobito, Lucília Isaías.
De acordo com a responsável, que falava no término de uma marcha de solidariedade e satisfação da aprovação da referida lei, a aplicação prática fará com que os problemas nos lares ou famílias sejam resolvidos na base de diálogo.
 
Sublinhou o facto de a lei proibir certos comportamentos como é o caso de um idoso casar com uma menor de idade, até então aceite de acordo com a tradição africana.
Para si, as medidas previstas na lei vão desencorajar muitos que punham em risco a dignidade humana e segurança das crianças.
 
Com cânticos e palavras de ordens que evocaram a importância da lei, as mulheres filiadas na OMA, responsáveis políticos e governantes percorreram a pé mais de dois quilómetros.
LEIA MAIS...


População do Bocoio beneficia de duas novas escolas primárias





Bocoio  - Duas escolas do ensino primário, com oito e 12 salas de aulas, respectivamente, estão a ser construídas desde o início do mês em curso, no município do Bocoio, Benguela, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP).
 
De acordo com o administrador adjunto do Bocoio, João Herculano Neto, que falava hoje, ao Bengueleno, uma escola está ser construída na povoação de Cavimbi II, na comuna do Monte-Belo (com oito salas), para beneficiar 280 alunos, em três turnos, ao passo que outra, de 12 salas, está ser erguida no bairro de Pilho, na sede do município, com capacidade de 420 lugares.
 
Sem precisar os valores empregues nas duas empreitadas, revelou que as obras terão a duração de oito meses.
 
O responsável deu ainda a conhecer que, está também em curso, no âmbito do “PIP” a reabilitação, ampliação e modernização da única escola do primeiro ciclo de ensino secundário do Bocoio.
 
Acrescentou, que a recuperação desta escola, que se encontra em avançado estado de degradação, está ser feita por uma construtora angolana, que deverá executá-la até Dezembro próximo.
 
Entretanto, o director da escola do primeiro ciclo de ensino secundário "Rei Mandume", Eduardo Francisco abordado pelo Bengueleno revelou, que em função das obras, os mil e 300 alunos matriculados da sétima à nona classes, serão transferidos para escolas primárias dos bairros de Alto-Henrique, Canjongui e na nº 89, onde concluirão o ano lectivo 2011.
LEIA MAIS...


Interdita a circulação de pesados



As autoridades do município da Ganda, em Benguela, interditaram, desde segunda-feira, a passagem de viaturas pesadas na ponte metálica sobre o rio Catumbela, por receio de desabamento, devido ao seu acentuado estado de degradação, soube o Jornal de Angola junto de Bartolomeu Dumbo, administrador adjunto daquela circunscrição. 

Bartolomeu Dumbo explicou que a passagem de camiões de grande porte sobre essa ponte, construída em 1997, constitui hoje um eminente perigo, notando que as estruturas de apoio são dispositivos que já não suportam o intenso tráfego diário de veículos, sobretudo pesados. "Os equipamentos da estrutura metálica já não aguentam o peso dos camiões com tara acima de 30 toneladas. 

Algumas peças já saíram do lugar e a ponte está quase sem segurança", acentuou Bartolomeu Dumbo, acrescentando que a interdição da passagem do tráfego pesado vai manter-se até que os peritos do Instituto de Estradas de Angola (INEA) avaliem o estado da estrutura.   

O empresário do ramo de camionagem, António Joaquim, disse que tal situação era de esperar, por resultar de um desgaste natural, devido ao intenso trânsito registado nas últimas duas décadas.
LEIA MAIS...


Balcão do BIC reabre ao público no Bocoio



Bocoio – A agência do Banco BIC, paralisada em Junho último, no município do Bocoio, província de Benguela, devido à uma destruição parcial das instalações, causada por uma viatura, reabre ao público ainda na primeira quinzena deste mês.


Ao falar hoje ao Bengueleno, o gerente do banco no Bocoio, Rui Saraiva, avançou que para o efeito o edifício está em obras de reconstrução, com vista a repor o normal funcionamento e a prestação de serviços financeiros aos seus clientes.


Avançou que, o banco cujas obras iniciaram há mais de 10 dias, entrará em funcionamento tão logo se conclua a empreitada ainda nesta primeira quinzena deste mês.


Durante o mês de Junho, a agência do Banco BIC paralisou totalmente os seus serviços de atendimento, devido à destruição parcial do edifício.


Abordados pelo Bengueleno, funcionários públicos e privados, agentes comerciais e pequenos proprietários clientes do banco congratularam-se com a reconstrução da agência, porquanto vai permitir movimentar as suas contas com maior rapidez.


O município do Bocoio conta com duas agências bancárias, sendo uma do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e outra do Banco BIC.
LEIA MAIS...


Escola da Missão do Dunde recebe material didáctico



Ganda – A Escola da Missão Católica do Dunde, no município da Ganda, província de Benguela, recebeu hoje uma doação de material didáctico, uma iniciativa dos finalistas da Universidade Lusíada de Angola “Pólo de Benguela”.
 
O donativo composto por cadernos, lápis de cor, borrachas, esferográficas, afia lápis, inclui também um kit de roupa usada, calçados e de merenda alimentar, beneficiando 860 crianças, incluindo de escolas circundantes da missão.
 
Segundo a coordenadora do grupo, Raquel Tchipondia Evaristo, é tradicional o grupo desta instituição do ensino superior organizar todos os anos uma acção social com as comunidades, com a realização de varias actividades.
 
Avançou que esta é uma das acção que se circunscreve na doação do material didáctico, de forma a poder minimizar a carência de alguns pais e contribuir para o aproveitamento académico das crianças do ensino primário no presente ano lectivo escolar e sobretudo dos municípios do interior da província.
LEIA MAIS...


Universidade Katyavala cria faculdade de Engenharia



Benguela - A Universidade pública Katyavala Bwila, sedeada na província de Benguela, vai admitir no próximo ano lectivo cerca de 1500 novos estudantes, com a abertura da Faculdade de Engenharia Mecânica, anunciou, na última sexta-feira, o reitor da instituição.

Albano Ferreira, que falava à imprensa, manifestou a sua satisfação pelas obras do Campus Universitário que o Executivo está a construir na comuna da Catumbela, em cujas instalações vai funcionar a Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Katyavala Bwila.

O reitor informou que a existência na região do porto comercial do Lobito, do Caminho-de-Ferro de Benguela, da futura refinaria de petróleo, da Sonamet (fábrica de estruturas para a prospecção de petróleo) e outras empresas do ramo industrial, levou a Universidade a encarar a abertura da Faculdade de Engenharia Mecânica.

Essas empresas e outras, disse, face às novas tecnologias utilizadas na indústria, necessitarão de técnicos superiores ligados a essas áreas.

Albano Ferreira admitiu a possibilidade do Campus Universitário da Catumbela albergar outros cursos, com destaque para o de Direito, e outros ligados à área sócio-económica.

O Campus Universitário da Catumbela está a ser erguido numa área de 25 hectares e as obras, iniciadas em 2010, com termo previsto para Março do próximo ano.
LEIA MAIS...


Inaugurado bloco operatório do hospital municipal do Bocoio



Bocoio - O bloco operatório do Hospital Municipal do Bocoio, província de Benguela, foi inaugurado nesta sexta-feira, com a realização de duas cirurgias.

Falando à imprensa no acto de inauguração, o director provincial de Saúde, Valentino Caliengue, manifestou-se satisfeito pela entrada
dos serviços na localidade e pelo êxito das duas cirurgias realizadas por dois médicos, um de nacionalidade cubana e outro russo.

Avançou que o hospital municipal construído de raiz conta já com todos os serviços da saúde.

Por seu turno, o chefe de repartição municipal da Saúde do Bocoio, António Nicolau Silongua, disse que o bloco operatório com duas
salas, tem uma capacidade para quatro operações diárias e será assegurado por dois médicos, sendo um cubano e outro russo.

Para o regedor Municipal do Bocoio, Auxilio Carvalho, que falava à Angop, com a inauguração dos serviços cirúrgicos do hospital
municipal, a população deixará de percorrer longas distâncias a procura de serviços médicos na cidade portuária do Lobito.

A Angop apurou, na localidade, que para além dos serviços cirúrgicos, o hospital do Bocoio possui igualmente serviços de obstetrícia, ortopedia, oftalmologia, estomatologia, clínica geral e outros da medicina moderna.

O hospital, cuja construção teve a duração de dois anos (2008 a 2010), entrou em funcionamento no presente ano, tem capacidade
para 75 camas e é assegurado por 14 médicos cubanos e dois russos, bem como 98 técnicos de enfermagem.
LEIA MAIS...


Concluída a primeira fase da reabilitação do parque



A primeira fase das obras de reabilitação do Parque Regional de Chimalavera, no Dombe Grande, a 60 quilómetros de Benguela, está concluída, garantiu quarta-feira o assessor de comunicação da Imogestim, a empresa gestora do referido espaço.

Mário Guerra disse que, na primeira fase, foram criadas estruturas de apoio, que se consubstanciam num bebedouro para os animais e um jango que vai funcionar como restaurante de forma a apoiar os turistas.

O assessor disse que a gestão do restaurante foi cedida a um grupo hoteleiro, a quem vai ser cobrada uma percentagem pela exploração do espaço, sendo a água do bebedouro fornecida por meio de camiões e de furos no interior do parque.

De referir que a falta de água naquele local natural para a preservação de espécies em extinção originou uma dispersão de animais, como a cabra de leque, para outras regiões, situação já ultrapassada com a criação do bebedouro e dos furos.

Mário Guerra esclareceu que a segunda fase do projecto de reabilitação vai incidir sobre a vedação de todo o perímetro do parque que, de acordo com o Ministério do Ambiente, espera-se que não tenha jornal de angolaas mesmas dimensões que as do passado.

O número de pessoal e meios disponíveis para assegurar a protecção do Parque Regional da Chimalavera continua a preocupar os responsáveis da Imogestim, uma vez que se regista ainda um certo descontrolo das acções de abate indiscriminado das espécies.

Mário Guerra disse que, na segunda fase, o grupo pretende construir alojamentos para que a vida selvagem não seja perturbada e os turistas possam desfrutar do contacto directo com a natureza. “Esta é a nossa intenção e estamos a trabalhar para justamente neste sentido. Estamos a começar”, disse.
LEIA MAIS...


Reintegrados mais de 100 ex-militares em projectos económicos na Baía Farta





Baía Farta - Um total de cento e 13 ex-militares do município da Baía Farta, 25 quilómetros ao litoral da cidade de Benguela, beneficiam desde o início do mês em curso de vários projectos no ramo de agricultura e pescas, visando a sua reintegração socioeconómica.
Segundo o delegado municipal da associação de apoio aos Ex-Fapla, Francisco Betatela, o programa avaliado em 426 mil dólares americanos contempla dois projectos no ramo de agricultura, sendo um na comuna do Dombe-Grande e outro na povoação do Chamume, assim como uma cooperativa de pescas e salinas, uma serralharia, estação de serviço e uma bloqueira, na sede municipal.
Francisco Betatela disse que, numa segunda fase, serão apoiados outros 220 ex-militares das comunas da Kalohanga e Equimina, com projectos de agricultura mecanizada e pesca artesanal, cujo valor não foi revelado.
"De um modo geral a situação dos ex-militares associados é regular, a julgar pelos benefícios que recebem", disse o responsável, tendo ao mesmo tempo solicitado maior organização dos ex-militares para a sua reinserção social.
LEIA MAIS...


OMA distribui mosquteiros em mulheres grávidas no Caimbambo





Caimbambo – Mais de trinta mulheres residentes na aldeia de Lossala, município de Caimbambo, 116 quilómetros a sul da cidade de Benguela, receberam mosquiteiros tratados com insecticida, domingo último, uma oferta da Organização Mulher Angolana (OMA).



De acordo com a secretária para a esfera jurídica do Comité Municipal da OMA em Caimbambo, Isabel Ngueleya, que falava ao Bengueleno após o acto, a distribuição inscreve-se no programa de luta contra a malária e mortalidade materno-infantil, sobretudo no meio rural.



Na sequência da acção, refere a responsável, a OMA ofertou ainda kits para assistência de partos em quatro parteiras tradicionais da respectiva aldeia.



Isabel Ngueleya revelou que a acção do género será extensiva a mulheres da comuna da Canhamela, prevendo-se a distribuição de 231 mosquiteiros e sete kits de parteiras tradicionais.
LEIA MAIS...


Corte indiscriminado de árvores no Balombo preocupa IDF






Balombo – O responsável do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) no município do Balombo, 182 quilómetros a noroeste da cidade de Benguela, Zeferino Njala, mostrou-se esta segunda-feira preocupado com o corte indiscriminado de árvores para a produção de carvão.
Falando à Angop, Zeferino Njala disse que o corte anárquico de árvores tem provocado a destruição da flora, afectando ainda a fauna na região.
               
Segundo o responsável, esta prática ilegal ocorre mais em áreas da comuna do Chingongo, onde os cidadãos aliciados pelo lucro fácil desrespeitam as normas do IDF e enveredam para o “abate indiscriminado de árvores”.
Acrescentou que ao abrigo das normas do Instituto de Desenvolvimento Florestal, as comunidades somente devem utilizar árvores velhas para a produção de carvão em vez das novas.
Lamentou o facto de a instituição não possuir nenhum fiscal florestal no município do Balombo para multar os infractores e desencorajar a continuidade dessa prática prejudicial ao ambiente.
              
Adiantou ainda que nessa época de cacimbo a instituição se confronta com o aumento das queimadas anárquicas praticadas.
Considerou que tanto o abate de árvores, quanto às queimadas colocam em risco o ecossistema, pois contribuem para o empobrecimento dos solos e a diminuição da sua rentabilidade para a actividade agrícola.
Tendo actualmente uma população estimada em mais de cem mil habitantes, o município do Balombo, com uma área de dois mil e 665 quilómetros quadrados, compreende na sua divisão administrativa as comunas do Chingongo, Chindumbo e Maka-Mombolo.
LEIA MAIS...


Vice-presidente do Maio considera de justo o empate





Benguela – O vice-presidente para o futebol do 1º de Maio de Benguela, Rui de Araújo, considerou hoje (sábado) de justo o empate frente ao Inter clube de Luanda 1 – 1 para 13ª jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão.
 
 
 
Rui de Araújo que falava a imprensa depois do jogo, referiu ter gostado do jogo porque as duas equipas bateram-se bem mas se o Maio ganhasse tangencialmente seria mais justo, Disse.
 
 
 
O responsável do futebol do 1º de Maio referiu que sua equipa já não volta perder mais em casa mas considerou o empate de acidente de percurso quanto ao resultado.
 
 
 
Jogamos com uma grande equipa e foi um dos melhores jogos frente ao clube de Luanda, frisou.
 
 
 
Falando sobre a equipa de arbitragem referiu terem estado acima da media.
LEIA MAIS...


JAM reforça capacidade nutricional das crianças escolares no Bocoio





Bocoio - A organização não governamental sul-africana Ajuda Alimentar Mundial (JAM), em parceria com Nestle-Angola, distribuiu no decurso desta semana, Leite em pó e farinha de soja a 45 escolas primárias do município do Bocoio, província de Benguela, com vista reforçar a capacidade nutricional das crianças em idade escolar.
 
De acordo com o monitor do projecto merenda escolar da JAM no município do Bocoio, Eurico Alberto, que falava dos bens alimentares figuram 405 caixas de leite Nido em pó e mil e 307 sacos de farinha de soja para alimentar 19 mil e 416 alunos dos cinco aos 15 anos.
 
Segundo o responsável, a distribuição de leite abrangeu também o único centro nutricional do hospital regional local.
 
Acrescentou que a tendência da JAM visa aumentar nos próximos dias de 45 para 60 o número de escolas beneficiárias, visto que o projecto decorrerá até 2013.
 
Eurico Alberto informou que JAM implementa também projectos de escavação de furos da água potável, já executados na comuna do Dombe-Grande (Baía-Farta), nos dos Caimbambo, Cubal, Ganda, Chongoroi e terminará nos do Bocoio e Balombo.
 
Acrescentou que, a criação de hortas escolares e caixa terra, para a plantação de espécies diversas de árvores em todas instituições de ensino, são outras acções que a JAM realiza em diversas localidades da província.
LEIA MAIS...


Grupo português constrói parque comercial no Lobito



 O grupo português Casais Imobiliária prevê terminar no primeiro trimestre de 2012 a construção do primeiro "retail park" (Parque Comercial) do município de Lobito, na província de Benguela, um projecto com 15 mil metros quadrados, informou hoje (sexta-feira), em Luanda, o gestor comercial do grupo, Carlos Morgado.
 
Em declarações à imprensa, no Salão Imobiliário de Angola (SIMA2011), o gestor referiu que o projecto é constituído por 22 fracções destinadas ao comércio, armazéns, serviços, restaurantes e similares que, em função das vendas e das áreas pretendidas pelos lojistas, poderão aumentar ou diminuir.
 
"As lojas do "retail park" serão de pequena e média dimensão, com áreas de 600 a mil metros quadrados. O empreendimento requalificará e organizará urbanisticamente a zona, criando um novo pólo de atracção na cidade", frisou o responsável que não adiantou o valor do investimento.
 
O objectivo do grupo Casais, disse Carlos Morgado, é que a cidade de Lobito passe a dispor de um moderno empreendimento destinado ao comércio, com espaços interiores bem dimensionados e de elevado nível de conforto.
 
Situado a cerca de três quilómetros do centro da cidade de Lobito, o empreendimento ocupa uma área de dois hectares.
 
O Salão Imobiliário de Angola (SIMA2011), que decorre até domingo nas instalações da Filda, acontece em simultâneo com a terceira edição do Salão de Mobiliário e Decoração (SDM), uma feira ligada à produção de mobílias, artigos de casa, têxteis - lar e decoração de interiores; hotelaria e iluminação.
LEIA MAIS...


Cubal beneficia de mais de Akz 214 milhões para combate à pobreza



Cubal – O município do Cubal, 171 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, recebeu, no ano em curso, 214 milhões e 521 mil e oito kwanzas, para a execução do programa de luta contra a pobreza, informou hoje, quarta-feira, o administrador local, António Saraiva.
 
De acordo com o administrador, que falava a propósito da visita do coordenador da comissão nacional da luta contra a pobreza, Carlos Alberto Masseca, realizada recentemente à localidade, além deste valor o município beneficiou igualmente de 191 milhões e 520 mil kwanzas do programa dos serviços de municipalização de saúde. 
 
Segundo o responsável, está prevista a execução física de 15 projectos já aprovados.
 
António Saraiva precisou que deste valor global, está em execução obras de reabilitação do hospital municipal, de uma escola para o núcleo do ISCED que comporta nove salas de aulas e outras dependências, a construção de raiz do edifício da saúde pública, bem como foi adquirido um gerador de 30 KVA e de outros materiais para cuidados primários.
 
Avançou ainda a aquisição de três tractores com as respectivas alfaias agrícolas, uma em cada comuna e outros meios de transportes, contratos de consultoria e a compra de combustível para geradores, fornecimento de energia pública e residencial.
LEIA MAIS...


Administração do Lobito faz levantamento de habitantes em zonas de risco





Lobito - A administração municipal do Lobito, Benguela, está a fazer o levantamento do número de habitantes que construíram em zonas de risco, com vista ao realojamento em locais mais seguros, informou segunda-feira, nesta cidade, o administrador adjunto, António Tchimbili.
 
De acordo com o responsável, que falava no encontro com os munícipes que construíram em zonas de risco, com a criação de novas zonas urbanizadas, as atenções serão dadas aos habitantes que por situações várias ergueram casas em lugares inseguros.
 
O programa de realojamento, de acordo com a fonte, também deverá abranger os cidadãos que ergueram residências ou empresas de camionagem a menos de 50 metros das estradas principais e secundárias.
 
Fez saber que as empresas de camionagem localizadas na zona alta da cidade do Lobito serão transferidas para o pólo de desenvolvimento industrial que está a ser criado na comuna do Biópio.
 
Informou que o Governo prevê o alargamento da estrada que liga Luanda ao Lobito e por esta razão as empresas localizadas a menos de 50 metros do perímetro daquele eixo rodoviário serão realojadas noutras áreas
 
Explicou que o realojamento ou reassentamento dos cidadãos que vivem em zonas de risco visa conferir maior segurança aos habitantes e aos utentes dos eixos rodoviários.
LEIA MAIS...


Avaria priva população dos sinais da Rádio e Televisão no Cubal




Cubal - O município do Cubal, 171 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, está a sete dias privada dos sinais da Rádio Nacional de Angola e da Televisão Pública devido à uma avaria registada no grupo gerador do centro emissor localizado na região.
Em declarações hoje à Angop, o responsável do centro de informação e documentação da administração municipal do Cubal, Manuel Lima, disse que tal facto está a causar sérios constrangimentos aos utilizadores destes órgãos de informação, uma vez que o país está em franco desenvolvimento.
Avançou que a paralisação da emissão do sinal do canal "A", da Rádio-5, da grelha de programas do centro de produção local adstrito ao grupo RNA e das emissões do canal 1 da Televisão Pública de Angola deixa a população sem informação actualizada.
 Angop apurou que, desde a instalação deste centro emissor em 2007, três geradores, dos quais dois entregues pela direcção provincial da comunicação social em Benguela e este último de 15 Kva pela administração municipal local, em Fevereiro deste ano, estão avariados, sem possibilidades de recuperação.
 Para atenuar a situação, as entidades locais sugerem a colocação de painéis solares.
Contactos estão a ser feitos, através dos órgãos competentes da província, para a reposição normal dos sinais da Rádio e da Televisão, a fim de manter a população informada.
LEIA MAIS...


Alto Catumbela luta para evitar tragédia ecológica



Na antiga fábrica de celulose do Alto Catumbela há produtos químicos mal acondicionados que são um perigo para a saúde pública e podem provocar um desastre ambiental. A unidade fabril encerrou em 1983 e desde então os químicos utilizados na produção de pasta de papel ficaram armazenados, mas sem os cuidados especiais que exigem.
À entrada do complexo industrial, agora com o equipamento enferrujado, a equipa de reportagem do Jornal de Angola foi recebida pelos guardas das instalações que aconselharam a não entrar com a viatura no interior das instalações fabris.
Evaristo Kalumbo, já na casa dos 60 anos, coordena a comissão de gestão da Companhia de Celulose e Papel de Angola desde a sua paralisação nos anos 80. Foi ele que mostrou o actual estado das instalações que ameaçam ruir.
Evaristo Kalumbo avisou que não existe equipamento de protecção contra produtos tóxicos. E descreveu a fábrica nos seguintes termos: “nós estamos muito preocupados com esta situação, que já vigora há 30 anos. Estiveram várias delegações oficiais, mas até aqui nenhuma resposta nos foi dada”, disse.
Fomos ver o armazém onde deflagrou um incêndio no dia 28 de Março de 2011. O edifício foi totalmente consumido pelo fogo porque no Alto Catumbela não há bombeiros nem a velha fábrica tem material de combate aos incêndios.
“Neste local houve um incêndio de grandes proporções que nós tentámos apagar com areia e água, mas não conseguimos. Estávamos a lidar com produtos tóxicos, queríamos apenas apagar o fogo, porque temíamos que o incêndio alastrasse a outras áreas e provocasse uma catástrofe.
Felizmente foi possível conter o incêndio, após a chegada dos bombeiros de Benguela, mas todas as pessoas que ajudaram, sem a devida protecção, como eu próprio, passaram mal e fomos obrigados a ir ao Hospital da Ganda porque inalámos gases tóxicos”, explicou Evaristo Kalumbo.


O encarregado das instalações desde então ficou a perceber o perigo que representam os produtos químicos armazenados na velha fábrica, sem os devidos cuidados: “o apelo que faço é que sejam retirados estes produtos daqui, porque senão os 122 trabalhadores acabam por contrair doenças irreversíveis se é que já não contraíram”.
Evaristo Kalumbo recorda que foi internado três vezes no Hospital Municipal do Cubal e outras duas no Hospital Municipal da Ganda, “por ter constantemente tosse e dores no tórax”.O coordenador da comissão de gestão da antiga fábrica de papel disse que o diagnóstico do seu primeiro internamento revelou uma intoxicação por exposição a produtos tóxicos.


Pasta de papel



Paralisada desde 1983, depois do rapto pela UNITA dos técnicos estrangeiros que ali trabalhavam, a Companhia de Celulose e Papel de Angola (CCPA) sofreu o primeiro incêndio em 1996, após o desabamento do tecto de um dos armazéns de produtos químicos.

O coordenador da comissão de gestão da celulose lembra que nessa altura sete cabeças de gado que se alimentaram com o capim dos arredores da fábrica tiveram morte imediata. O incêndio libertou produtos tóxicos que poluíram tudo à volta: “até os produtos hortícolas das lavras da população das redondezas ficaram afectados”, disse.
Evaristo Kalumbo recordou que durante a tentativa de extinção do incêndio de 1996, os trabalhadores ficaram expostos aos gases tóxicos durante muito tempo: “penso que foi nessa altura que tudo começou a acontecer-me.
Daí em diante, de oito em oito dias sinto-me mal e tenho que procurar os serviços de um médico devido à tosse, e sinto uma grande dor no peito”. A fábrica não tem máscaras, luvas e botas, desde que paralisou há quase 30 anos.


Perigo permanente



Evaristo Kalumbo diz que foram enviados vários relatórios ao Governo Provincial de Benguela, ao Ministério da Indústria e ao Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola, mas nunca houve resposta.
Depois disso, prosseguiu, os membros da comissão de gestão começaram a manifestar publicamente a sua inquietação em relação à sua situação e, face a esse clima, delegações do governo da província, do Instituto de Desenvolvimento Industrial e mais recentemente uma equipa de especialistas das Forças Armadas Angolanas visitaram a fábrica e no final produziram um relatório que foi encaminhado às autoridades centrais: “tenho a certeza que agora alguma coisa vai ser feita para evitar uma tragédia”.


Entidade  gestora



O Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola é a instituição que gere os destinos da Companhia de Celulose e Papel de Angola desde 1996, com base no Decreto nº 46/83, de 15 de Março, publicado no Diário da República a 3 de Janeiro de 1996.“Todos os produtos químicos que aqui estão acondicionados em tanques e no armazém estão numa fase de saturação e por isso se entrarem em contacto com o ambiente, podem provocar uma tragédia”, alertou o coordenador da comissão de gestão.São 20 toneladas de produtos químicos diversos que a fábrica acomoda de forma precária.

Há sulfato de alumínio, enxofre, cloro, clorato de sódio e resinas, mas o cloro e o clorato de sódio são altamente tóxicos e inflamáveis, por isso representam um perigo permanente, porque a explosão de uma botija de cloro ou a deflagração de um incêndio no armazém que acomoda o clorato de sódio, pode provocar uma grande tragédia na região.
“Se deflagrar mais um incêndio na fábrica é um grande perigo para a população da Babaera e do Alto Catumbela”, referiu Evaristo Kalumbo, para quem a população da Ganda também está em risco.
Evaristo Kalumbo revelou que dos 21 mil habitantes da Babaera e Alto Catumbela “apenas nós sabemos que muita gente pode estar exposta aos efeitos nocivos dos produtos químicos e tóxicos”.
O Alto Catumbela fica a 20 quilómetros da sede do município da Ganda. A Oeste, a 60 quilómetros, está o município de Tchinjendje, na província do Huambo, cujas populações podem também ser atingidas em caso de uma catástrofe na fábrica do Alto Catumbela.  Além da comuna da Babaera, o município da Ganda integra igualmente as comunas de Ebanga, Casseque e Chicuma.


Medidas em marcha



De acordo com a directora provincial da Indústria e Geologia e Minas, Augusta Pinto, da análise feita pelo governo de Benguela, em parceria com o Ministério da Indústria, surgiu um acordo com uma empresa angolana denominada “Águas de Angola”, que vai remover da fábrica todos os produtos químicos que representam um perigo para o ambiente e para a população do município da Ganda e municípios vizinhos.
Augusta Pinto garantiu que os trabalhos de remoção, que começam nos próximos dias, são executados em três fases. A primeira serve para travar de imediato a contaminação e a possibilidade de contacto das pessoas com os produtos tóxicos. Depois é criado um aterro controlado desses produtos e na terceira fase são desmantelados os reservatórios em condições de segurança: “até ao final do cacimbo, o problema fica resolvido”.
Na primeira fase, o projecto prevê a recolha de todos os produtos químicos armazenados e a sua colocação em contentores que vão ser selados e isolados.
Depois segue-se a limpeza e neutralização dos dois armazéns dos produtos químicos e posterior demolição. O processo de colocação de inertes nos contentores com os produtos tóxicos selados vai ser acompanhado do isolamento dos produtos numa zona afastada do perímetro da fábrica inviolável à população e aos animais, para depois, em condições de segurança, serem transportados para um outro local onde não haja perigo para a vida das pessoas e animais.“Depois de vários anos de promessas, já vemos uma luz ao fundo do túnel. Provavelmente na próxima segunda-feira, os técnicos começam a primeira fase do projecto, com a montagem dos estaleiros”, garantiu a directora provincial da Indústria.
A responsável da Indústria em Benguela reconhece que só agora, “com o posicionamento firme do Governo Provincial, devido ao agravamento da situação”, o Ministério da Indústria deu instruções para que fosse assinado o contrato com a Empresa Águas de Angola.


Produtos tóxicos



Relativamente ao facto de existirem trabalhadores da fábrica de celulose afectadas pela exposição permanente aos produtos químicos, a directora provincial da Indústria diz que só tomou conhecimento da situação quando no passado mês de Março um incêndio deflagrou no recinto da fábrica e fez com que várias pessoas fossem parar ao hospital.

Desde esse momento, a comissão de gestão da Celulose foi instruída pela Direcção Provincial da Indústria para fornecer aos 122 trabalhadores doses diárias de leite para desintoxicação e foram recomendados procedimentos para que evitem contacto directo com os produtos tóxicos. Na fábrica do Alto Catumbela há cloro, que à temperatura ambiente está no estado gasoso.
De coloração amarela esverdeada, o cloro é um gás extremamente tóxico e de cheiro irritante.O Cloro é igualmente utilizado para tratar a água de consumo, dissolvendo-se nela. Também é usado como branqueador na produção do papel, apesar de já ter sido substituído pelo dióxido de cloro.
O Clorato de Sódio é principalmente usado para o branqueamento da polpa de celulose, mas também é usado como herbicida. É considerado fototóxico para as partes verdes das plantas, mas também pode matar por absorção pelas raízes.
 O Sulfito de Sódio, conhecido quimicamente por Ácido Sulfuroso, é um conservante usado em alimentos. O seu pó pode causar irritações respiratórias e reacções alérgicas. A sua ingestão em doses altas pode causar perturbações na circulação sanguínea, diarreia e depressão do sistema nervoso central.
LEIA MAIS...


Conselho Social analisa combate à pobreza em Caimbambo



Caimbambo – O grau de implementação do programa integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza, que inscreve acções nos domínios da educação, saúde, agricultura, comércio, energia, águas e vias de comunicação domina hoje a 2ª sessão ordinária do Conselho Municipal de Auscultação e Concertação Social de Caimbambo, província de Benguela.
 
Segundo um programa chegado à Angop, o conselho vai avaliar o actual estado de desenvolvimento socio-económico de Caimbambo, com realce para o programa “Água para Todos” e o processo de crédito agrícola de campanha, que visa melhorar as condições de vida das populações no meio rural, por meio do combate à fome e relançamento da produção nacional.
 
Na reunião, a qual vai presidir o administrador municipal de Caimbambo, Jacinto Tomé Amáro, os participantes devem receber informações relacionadas com o nível de execução das obras de infra-estruturas sociais com impacto a vida dos munícipes e da campanha de vacinação do gado bovino na região.
 
Da agenda do evento consta ainda a discussão e aprovação do relatório da administração referente ao 1º trimestre do ano em curso e o plano de actividades para o 2º semestre de
2011.
 
A Angop soube que o município de Caimbambo beneficiou de Janeiro a presente data dois centros de saúde e igual número de residências para enfermeiros, construídas nas comunas de Cayave e Wiya-Ngombe.
 
A par disso, foram vacinadas desde Abril mais de 35 mil cabeças de gado bovino contra a peripneumonia contagiosa, carbúnculo hemático e dermatite nodular.
 
O gado é uma das riquezas de destaque que serviu sempre de suporte a economia de Caimbambo, que também possui condições favoráveis para a cultura do abacateiro, amendoim, ananás, bananeira, batata-doce, mandioqueira, plantas aromáticas, hortícolas, sisal e tabaco.
 
Com uma população estimada em 84.399 habitantes, cujas actividades principais são a agricultura e pecuária, o município de Caimbambo ocupa uma superfície de 3.285 quilómetros quadrados, correspondente a 8,25 porcento do território da província de Benguela. Além da sede municipal, tem as comunas de Canhamela, Catengue,Cayave e Wiya-Ngombe.
 
O município de Caimbambo, localizado a 116 quilómetros a sul da cidade de Benguela, é caracterizado por um clima tropical semi-húmido, o que torna a região seca devido às irregularidades das chuvas, o que tem vindo a comprometer em quase todos os anos a cultura alimentar.

LEIA MAIS...


Programa água para todos estende-se às aldeias e povoações de Chindumbo




Balombo - As aldeias e povoações da comuna do Chindumbo, município do Balombo, província de Benguela, vão contar a partir dos próximos meses com água canalizada e tratada, no âmbito do programa água para todos implementado na comuna desde 2009.



De acordo com o Administrador comunal do Chindumbo, Loth Vidal, que falava hoje, terça-feira, à Angop, há garantias da administração municipal estender o programa a mais aldeias e povoações da comuna, para que as populações tenham acesso ao produto.



Adiantou que a comuna do Chindumbo tem cerca de 69 aldeias e três povoações, com uma população estimada em 29 mil habitantes, que ainda consomem água não canalizada e tratada.



Segundo o administrador, na sede da comuna do Chindumbo e de duas Aldeias adjacentes, a 30 quilómetros da sede municipal do Balombo, mais de 3.500 pessoas beneficiam de água canalizada e tratada desde 2009, no âmbito do Programa água para todos.



Avançou que o programa, para além da instalação de torneiras, inclui chafarizes e lavandarias, permitindo que as populações beneficiárias deixem de percorrer longas distâncias à procura de água.



O programa água para todos no município do Balombo foi implementado a partir de 2008 e abrangeu apenas as sedes das comunas do Chindumbo e Chingongo.
LEIA MAIS...


Produtos da Casa do Gaiato alimentam hotéis da cidade



A Casa do Gaiato, em Benguela, vai passar a fornecer produtos agrícolas às unidades hoteleiras e comerciais do Grupo Imogestim nesta província, anunciou o assessor de comunicação, Mário Guerra, durante um acto de doação de bens industriais a essa instituição de beneficência da Igreja Católica.

Segundo Mário Guerra, o acto enquadra-se no programa de responsabilidade social deste grupo, com o objectivo de apoiar as comunidades mais carentes. “O facto de a Casa do Gaiato estar a efectuar um trabalho de educação e formação em actividades profissionais em benefício de crianças e jovens carenciados, levou a que nos associássemos a esta causa da Igreja Católica”.

Garantiu, igualmente, que o apoio à Casa do Gaiato não se restringe apenas às necessidade imediatas, uma vez que daqui em diante os formandos internos e externos daquela instituição de beneficência serão, no futuro, integrados e absorvidos pelas unidades económicas ligadas ao Grupo Imogestim.

A Casa do Gaiato possui uma importante unidade de produção agrícola na zona do Cavaco que poderá abastecer o hotel Términus do Grupo Imogestim na cidade do Lobito, acrescentou Mário Guerra.

Em Abril do próximo ano, acrescentou, o Grupo vai inaugurar um novo hotel no Lobito que poderá integrar aqueles alunos que estiverem mais avançados e que tiverem um nível académico aceitável. 

Além do hotel Términus, no Lobito, o Grupo Imogestim explora em Benguela a área turística do Parque Nacional da Chimalavera no Dombe Grande.

A Casa do Gaiato alberga 110 crianças e adolescentes de comunidades carentes e, além da vasta área agrícola, possui uma oficina, carpintaria, serralharia e áreas de pintura e electricidade.
LEIA MAIS...


Disponibilizados dois mil lotes para habitação no Lobito




Lobito – Administração Municipal do Lobito, na província de Benguela, iniciou hoje (quinta-feira) na comuna da Catumbela, o processo de regularização e entrega de dois mil lotes para a auto-construção dirigida de habitação.


O processo teve início no bairro de Vimbalambi, povoação do Gama, com a entrega de 30 títulos aos cidadãos residentes naquela circunscrição.


Falando no acto, o administrador municipal adjunto do Lobito, António Manuel Tchimbili, afirmou que a regularização e entrega de lotes se enquadra no programa de habitação gizado pelo Executivo Angolano que visa proporcionar condições dignas aos cidadãos.


O responsável aproveitou a oportunidade para informar que o programa do Executivo sobre a habitação será feito na base de duas vertentes sendo a primeira em que o governo e parceiros serão responsáveis pela construção de moradias sociais.


A segunda, de acordo com a fonte, o governo através das administrações que procederão à distribuição de terrenos aos cidadãos de modo que cada um construa sua moradia de acordo  com as suas capacidades.
LEIA MAIS...


Decorrem actividades em alusão aos 46 anos de Balombo



Balombo - Várias actividades de carácter ambiental, cultural, desportivo, social, política e recreativa decorrem desde o último fim de semana, no município do Balombo, província de Benguela, visando saudar o quadragésimo sexto aniversário da ascensão da localidade à categoria de vila, que se assinala a 3 de Junho próximo.
 
Segundo a coordenadora da comissão municipal de efemérides, Lúcia Chilepa Moisés, em declarações hoje, segunda-feira, ao Bengueleno, estão em curso palestras sobre "a sinistralidade rodoviária e delinquência juvenil", "municipalização dos serviços de saúde e saúde reprodutiva", "importância das Embalas" e "família tradicional e família moderna".
 
Referiu que, o programa inscreve ainda campanhas de embelezamento na vila e zona turística do Cota-cota, visita a locais históricos e um quadrangular de futebol.
 
Lúcia Chilepa Moisés, que igualmente é administradora municipal adjunta do Balombo, revelou que a participação dos munícipes nas actividades é satisfatória, com destaque para os jovens.
 
Realçou que as festas da vila, criada pela Portaria 1.406 de 13 de Dezembro de 1965, são comemoradas simultaneamente com o dia do município elevado à categoria de Conselho a 3 de Junho de 1955.
 
Quanto a existência da localidade, a Angop apurou do seu historial que, foi o tenente de segunda linha, Luís Gomes Sambo que fundou o Posto Administrativo do Balombo em 1913, tendo pertencido sucessivamente aos Conselhos do Bailundo (em 1914) ao do Lomduimbali (em 1924/1926) e em 1934/ 1955 ao Conselho do Lobito.
 
O historial realça ainda que, a denominação de Balombo vem de "Ombala - Yalombo", atribuída pelos povos e comerciantes provenientes do Bailundo, já que a localidade era tida como ponto de descanso de muitas caravanas vindas tanto do interior como do litoral.
LEIA MAIS...


Ganda regista restrições no fornecimento de energia eléctrica





Ganda - O município da Ganda, província de Benguela, regista restrições no fornecimento de energia eléctrica, devido a incapacidade funcional do único grupo gerador existente na circunscrição.
 
Segundo o assistente da central eléctrica, afecto a administração local, José Magerina, a falta de limpeza e substituição de filtros de óleo é a causa principal da actual incapacidade do normal funcionamento do grupo gerador, com capacidade de produzir 550 kvs.
 
"Neste momento, o grupo só aguenta apenas o fornecimento de energia eléctrica doméstico para os sectores A, B e a área de iluminação pública, enquanto que os sectores C1 e C2 ficam privados de abastecimento", disse.
 
A Angop soube que a Administração Municipal da Ganda já solicitou da equipa técnica em Benguela, encarregue da assistência e manutenção do grupo gerador, para resolver a situação.
 
Por seu turno, o chefe da secção da administração para área eléctrica, Alberto Kadimba, garantiu que esforços estão a ser feitos para que esta semana seja solucionado o problema.
LEIA MAIS...


Especialistas de Benguela aprimoram conhecimentos em medicina legal no Huambo



 Trinta especialistas da polícia judiciária afectos a Região Militar Centro, as províncias de Benguela, Kwanza sul, Bié e Huambo, participam desde hoje, segunda-feira, nesta cidade, num seminário de capacitação onde vão aprimorar conhecimentos sobre medicina legal.

 
O evento, uma iniciativa da direcção da Polícia Judiciária do Estado Maior General das FAA com a duração de cinco dias, vai aprimorar conhecimentos sobre noções de anatomia humana, repartições de medicina legal, as fisiologias, toumatologia, sexologia, antropologia, psiquiatria e toxicologia forense entre outras.

 
A cerimónia de abertura do seminário de capacitação sobre medicina legal, foi orientada pelo presidente do tribunal militar da Região Militar Centro, Coronel Eurico de Matos Pereira, o qual apelou os especialistas no sentido de acatarem bem as matérias, por constituírem ferramentas para esclarecimento dos factos de interesse da justiça.

 
"Muitas questões serão levantadas, discutidas e analisadas com a experiência que caracteriza os participantes, mas saberão encontrar caminhos para dar solução aos vários problemas existentes a nível da especialidade, consolidado o nível de organização, maior maturidade técnica, cientifica, intelectual e moral que corresponda com os anseios da região", destacou.

 
O juiz militar exortou um engajamento adequado e sacrifício de todos por ser imprescindível para o asseguramento mais estável e oportuno do órgão da polícia judicial ao nível da região militar centro, por forma  a corresponderem com as exigências da modernização das Forças Armadas Angolanas.

 
O evento tem por objectivo elevar o grau de conhecimentos em matérias de justiça, para desenvolverem melhor as tarefas acometidas na tarefa de medicina legal.
LEIA MAIS...


Professores de Caimbambo aprimoram conhecimentos pedagógicos




Caimbambo - Mais de oitocentos professores do ensino primário do município de Caimbambo, 116 quilómetros sul da cidade de Benguela, frequentam desde segunda-feira última, um seminário de capacitação sobre a metodologia de ensino, promovido pela Repartição Municipal da Educação.


Segundo o chefe da Repartição da Educação, Ciência e Tecnologia de Caimbambo, João Dambuca, que falava ao Bengueleno, o seminário visa dotar os participantes de noções elementares psico-pedagógicas para o exercício da actividade docente.  


João Dambuca frisou que sete formadores locais asseguram o evento, com  duração de cinco dias, onde os docentes serão dotados de conhecimentos ligados a lei de base do ensino, elaboração do plano de aula, processo de reforma educativa, métodos de ensino, avaliação e processo de facilitação.


Avançou que com a criação de zonas de influência pedagógica (ZIP), a acção de género, arrancou em simultâneo nas sedes comunal da Canhamela, Catengue e do Wiyangombe.


A Repartição Municipal da Educação de Caimbambo controla actualmente mais de 900 docentes primários auxiliares, na sua maioria sem agregação pedagógica, repartidos em 99 escolas.
LEIA MAIS...


UNITA adverte que Angola pode viver revolta popular



Benguela - Adalberto da Costa Júnior (Na Foto), Secretário Nacional para o Património da UNITA, disse em Benguela que, o país pode enfrentar uma revolta popular à semelhança do que aconteceu na Tunísia, se o Parlamento Angolano vier a chumbar a proposta de lei eleitoral apresentada a Assembleia Nacional pelo maior partido na oposição angolana.

Falando a imprensa o político referiu que, os processos democráticos em Angola ficaram desequilibrados com as eleições de 2008, que foram uma fraude, lembrando que o seu partido aceitou os resultados eleitorais para assegurar a estabilidade dum país que saiu de um longo período de conflito armado.

Para o dirigente partidário, “Angola precisa de uma nova Lei Eleitoral que se conforme com os princípios democráticos, ao contrario do que decorreu em 2008.”

Adalberto da Costa Júnior informou que o projecto Lei da sua formação partidária regula apenas as eleições gerais e não as autarquias, defendendo que, o registo eleitoral seja executado pelo Ministério da Justiça e não pelo Ministério Administração do Território, e certificado pela Administração Eleitoral e fiscalizado pelos partidos políticos.

Considera fundamental a publicação anual pela Comissão Nacional Eleitoral a declaração de certificação dos cadernos eleitorais, actualizados.

O projecto de lei, que se apresenta dividido em 10 títulos e 20 capítulos, num total de 284 artigos, realça a obrigatoriedade dos cadernos eleitorais em todas as assembleias de voto e controlo da identidade biométrica do eleitor, acrescida da tinta indelével como garantia da identidade e da não repetição do voto.

A UNITA no seu projecto lei exige a criação de uma Comissão eleitoral Independente do poder executivo.
LEIA MAIS...


Ganda ganha escola de formação de professores





Ganda - O município da Ganda, 201 quilómetros da cidade de Benguela, ganhou nesta segunda-feira uma escola de formação de professores, com capacidade para 360 alunos.
A escola possui quatro salas de aulas, dois gabinetes de direcção e a área pedagógico e tem matriculado, neste presente ano lectivo, 75 estudantes que serão assegurados por 14 professores.
A calendarização foi reajustada para que as aulas terminem em Dezembro, com base no plano nacional estabelecido pelo sector da educação.
Na ocasião, o administrador municipal da Ganda, Caetano Mateus Lopes, disse que, com esta acção, deu-se mais um passo para a melhoria da qualidade de quadros do município, sublinhando que brevemente entrará em funcionamento um Instituto Médio Politécnico, cujas obras estão em fase conclusiva.
Por seu turno, o chefe do departamento provincial de inspecção, Roberto Jhonston, disse que, deste modo, está-se a cumprir com as exigências da reforma educativa em curso no país, que particulariza a capacitação dos quadros e a criação de condições para um ensino de qualidade.
A representante da direcção provincial do magistério primário de Benguela, Justina Maristela, garantiu assegurar apoio metodológico para que o "produto final" desta escola não seja da sede.  
LEIA MAIS...


Estudantes concluem mestrado em geociências




 
Benguela - Vinte e nove estudantes da província de Benguela concluíram, na cidade do Lubango (Huila), o mestrado em geociências, ramo do ambiente e ordenamento do território.
 
De acordo com o coordenador do curso de mestrado, José Manuel Azevedo, que falava hoje ao Bengueleno, o curso foi administrado pela Universidade de Coimbra (Portugal), numa parceira com a Universidade Privada de Angola (Upra). Contou com 35 estudantes das províncias de Benguela, Huíla e Namíbe.
 
José Manuel Azevedo disse que esta fase constitui o culminar do terceiro ano lectivo e o segundo ano de realizações de teses de mestrado em Angola.
 
Augura que a cooperação continua ou evolua para outras áreas no domínio da geociências para estudos mais acabados.
 
Considera importante a acção no domínio das ciências da terra na área do ambiente e ordenamento, para um país que se encontra numa fase de desenvolvimento muito acelerado, não só para potenciar todos os recursos naturais que já existem, mas explorar e crescer de uma forma ordenada e organizada sem erros, facilitar o enquadramento angolano actual.
 
Para o professor de Seminário de Geologia e Ordenamento, Alexandre Tavares, as competências que se adquirirem farão a diferença a uma geração para a concretização de objectivos e ordenamento do território.
 
Alexandre Tavares acredita que será um desafio de desenvolvimento quer urbano, quer para o exercício da própria cidadania em cada angolano.
 
Sublinhou também que a aproximação entre as duas universidades vai enriquecer ambas instituições, as pessoas e criar uma dinâmica de resolução de problemas que não são de resolução imediata, mas sim a curto e médio prazo.
 
O catedrático afirmou ainda ser necessário haver um orgulho nacional na formação de mais técnicos, para haver sucesso num futuro a médio prazo.
 
 Na sua maioria, os estudantes da província de Benguela, que frequentaram a fase curricular do mestrado na cidade do Lubango, desde Outubro de 2010, tiveram 12 disciplinas, como cartografia temática e detecção remota, análise a riscos naturais, geoquímica ambiental, seminário de geologia ambiental.
 
Bacias fluviais e sistemas costeiros, recursos hídricos foram entre outras todas aulas presenciais e de campos nas províncias de Benguela, Huíla e Namíbe.
 
Terminada a fase curricular, os discentes vão, a partir do dia 24 de Junho próximo, frequentar um estágio curricular em Coimbra e posteriormente escolher os temas pelos quais deverão preparar e defender.
LEIA MAIS...


Docente defende aplicação da Lei sobre Território no país




Benguela - A necessidade de criação de condições para que as leis sobre o ordenamento do território em Angola sejam aplicáveis e reconhecidas pelos cidadãos e políticos como objecto de conciliação nacional de gestão do território foi advogada pelo docente universitário português, Alexandre Tavares.


Em entrevista recente ao Bengueleno, no final de um curso de mestrado sobre geociências, na cidade do Lubango, o interlocutor ressaltou que a República de Angola não parte do "zero", no  domínio do ordenamento do território, por ter já aprovados diplomas legais que sustentam a gestão do país no que as ciência da terra diz respeito.


Sublinhou, a propósito, que Angola tem muitos bons instrumentos legais, realçando que estes não estão a ser aplicados da melhor maneira por falta de técnicos e recursos humanos suficientemente adequados ou em número conveniente para os aplicar.


Alexandre Tavares considerou um desafio que se criarem competências e qualificações para que esses instrumentos possam ser aplicados.


"A lei por si só não faz tudo, mas, com qualificação da população e disponibilidade de recursos técnicos obtém-se diferença, sendo questão de médio prazo para a concretização destes objectivos", frisou.


Instado sobre problemas ligados à gestão dos riscos, Alexandre Tavares reconheceu que, a curto prazo em Angola, outra questão que vai ganhar dimensão, que se vê em outros países, é a acção da segurança ligada aos riscos naturais ou tecnológicos.


Focalizando o caso dos riscos naturais, disse que terá de ser equacionado em Angola o desafio relacionado com as áreas ribeirinhas e isso intercepta as factores ligadas ao ordenamento do território".


Para o interlocutor, outra questão estará ligada à gestão da ocupação de terrenos menos propícios a urbanização e que apresentam problemas de instabilidade, constituindo repto para um país cuja orla costeira é extensa, com ocupações muito presentes e elevada pressão urbanística.


Considerou que tudo deverá passar por um largo programa de gestão costeira, em que as questões do risco e de gestão ambiental hão-de estar presentes e serão fundamentais para o desenvolvimento do país, assim como o crescimento de outros sectores relacionados com as áreas citadas.
LEIA MAIS...


Igor Silva vence torneio em Benguela





Benguela - O campeão nacional Igor Silva venceu domingo, em Benguela, o torneio de ciclismo com 46 minutos e 39 segundos, em saudação aos 394 anos da cidade de Ombaka.
 
Em segundo lugar ficou António Chingama e em terceiro Nilton Cravid, numa prova de 30kms.
 
Nuno Xavier, da cidade do Lubango, foi o atleta revelação.
 
Falando à Angop após a prova, Igor disse que foi um bom ensaio e espera que iniciativas continuem para o bem da modalidade.
 
Apontou que está a preparar-se para o nacional e jogos panafricanos de Setembro.
LEIA MAIS...


Fernando Cacunda lidera nacional juvenil



 
Benguela - O xadrezista Fernando Cacunda, do Progresso do Sambizanga, lidera isolado com seis pontos o campeonato nacional em juvenis à entrada da sétima jornada que se disputa hoje em Benguela, após derrotar o seu colega de equipa Sílvio Famoroso.
 
Na segunda posição encontra-se Cristiano Aguiar, da Casa Branca, com 5,5 pontos, depois da vitória frente a Maholi Sabalo, da escola da Damba-Maria. Sílvio Famoroso, do Progresso do Sambizanga, e Domingos Chimbungula, da escola da Damba-Maria, ocupam as colocações imediatas, com cinco pontos. Em último estão Luís Alaine, Macovi Namibe, e Mawana Marques, polivalente Luanda.
 
A sétima jornada prevê os jogos: Cristiano Aguiar/Fernando Cacunda, Sílvio Famoroso/Domingos Chimbungula, Leonardo Nguli (escola da Damba-maria)/João de Jesus (escola da Fronteira).
 
Na classe feminina, Emlia Augusto (escola Aleluia Namibe) continua à frente com cinco pontos, ao vencer Josefa Correia (Macovi Luanda), seguida de Domingas Tavares (Macovi), que derrotou Josefina da Costa, de Malange. Na cauda está Carla Muengo, do núcleo Napoleão Francisco, sem pontuar.
 
Destaques da sétima jornada: Maria Domingas (Macovi)/Emília Augusto, Josefa Correia (Macovi)/Domingas Tavares.
LEIA MAIS...


Mário Dias vence torneio nacional de tiro aos pratos





Benguela - O atleta Mário Dias, do Interclube, venceu domingo, em Benguela, o torneio nacional de tiro aos pratos, realizado no quadro das festas da cidade, assinalado a 17 do mês em curso.
 
Classificou-se na segunda posição Jorge Perestrelo, do Clube de Tiros de Benguela. Francisco Gastão, do Interclube, ficou em terceiro lugar.
 
Mário Dias, que falava ao Bengueleno depois da competição, considerou difícil a disputa do torneio, mas louvou a iniciativa do clube.
 
Por seu turno, o presidente do Clube de Tiro aos Pratos de Benguela, Álvaro Eugénio, congratulou-se com o evento. "O balanço foi positivo, correu bem. A classificação ficou dentro do previsível dos melhores atiradores nacionais", disse.
 
Participaram do torneio 40 atletas das províncias de Luanda, Huíla, Huambo, Namibe, Kwanza Sul e Benguela.
LEIA MAIS...


Especialista recomenda exploração das águas subterrâneas do país




Benguela - O especialista em recursos hídricos da Universidade de Coimbra (Portugal), José Manuel Azevedo, considerou hoje, em Benguela, importante o aproveitamento equilibrado entre as águas subterrâneas e as de ocorrência superficial, em função das elevadas bacias hidrográficas existentes em todo o território angolano.
 
O especialista, que falava ao Bengueleno, no termo do curso de mestrado de geociência administrado pela universidade lusa, na cidade do Lubango, disse que Angola, à semelhança de outros países, denota também assimetrias na distribuição do líquido precioso.
 
"Há zonas extremamente secas com poucos recursos hídricos, sejam superficiais como subterrâneos e outras zonas em que elas existem com grande abundância", frisou.
 
Para o efeito, o especialista recomenda a solidariedade entre regiões, havendo necessidade de melhorar as captações de água, os sistemas de distribuição, a rede de sistema em alta e em baixa.
 
José Manuel Azevedo frisou que neste sentido se tem caminhado para em primeiro proteger as captações que já existem e eventualmente até recuperar algumas e construindo novas captações.
 
Reconheceu igualmente que o país tem feito uma aposta clara em construir um número elevado de captações de furos de água para a exploração das massas de água subterrâneas.
 
Defendeu, por outro lado, a necessidade de se recuperar as principais linhas de água, os principais rios e depois dessa fase o restabelecimento da qualidade das águas superficiais a partir também para a captação das águas superficiais.
 
Aconselhou o incremento das captações locais, fazendo furos de pequena dimensão, trabalhando em dois patamares, um em grande escala com abastecimentos muito localizados e outro em escala mais alargada a nível regional ou provincial.
 
Chamou a atenção para uma gestão equilibrada dos recursos subterrâneos, superficiais e de todo o modelo de distribuição que está a ser construído paulatinamente nesse sentido.
 
Instado a pronunciar-se sobre a problemática da estiagem que assola a região centro do país, José Manuel Azevedo disse haver um equilíbrio entre a exploração das águas superficiais com as subterrâneas.
 
Para diminuir o problema da estiagem, ressaltou a necessidade de se apostar nas captações de águas subterrâneas preparadas para responder as necessidades.
LEIA MAIS...


Detido Chinês suspeito de assassinar jovem "Kinguila" Em Benguela




Benguela - O comando da polícia nacional já deteve na última semana, o cidadão chinês, acusado de ser o presumível autor da morte do jovem “kinguila”, no mês de Novembro do ano passado, na cidade de Benguela.

A detenção foi possível através de acções operativas combinadas entre Benguela e Luanda, segundo o porta-voz do comando provincial da polícia, Carlos Mota.

“ O individuo foi reconhecido mas nós não vamos nos pronunciar de forma mais profunda porque ele ainda não foi levado ao procurador provincial, para indiciá-lo da prática destes crimes” – afirmou.

Segundo Carlos Mota, “ existem todos os meios de prova”.

“Um trabalho aturado que começou aqui na província de Benguela. Houve coordenação e o resultado foi a detenção deste indivíduo de nacionalidade chinesa” – acrescentou.

A polícia nacional já comunicou esta detenção às entidades chinesas em Angola, segundo aquele oficial da polícia.

“ Fizemos as comunicações devidas quer á embaixada, quer a outros organismos a que ele se calhar está vinculado. Não temos a plena certeza disso. Aquilo que ele nos vai dizendo preparamos e então nós fizemos as comunicações” – assegurou.

A reportagem da Ecclesia deslocou-se esta manhã à parada onde o jovem comprava e vendia a moeda norte-americana.

No local, os seus companheiros reagiram com satisfação à detenção do presumível autor do crime.

“ Que a polícia faça um trabalho transparente, para vermos o assassino que levou o nosso colega à morte” – pediu um dos colegas do jovem assassinado.

De recordar que o jovem foi morto e roubado 30 mil dólares norte-americanos.
LEIA MAIS...


Programa "Água Para Todos" chega à comuna do Biópio





Lobito - Perto de dois mil habitantes da sede comunal do Biópio, no Lobito, província de Benguela, têm garantido o fornecimento de água potável, no quadro do "Programa Água Para Todos" gizado pelo Executivo, afirmou hoje o administrador daquela circunscrição, Alfredo Jónico.
 
Em declarações a imprensa, o administrador informou que depois da montagem do sistema de captação e tratamento do precioso líquido está em curso o trabalho de canalização para os dois bairros que compõem a sede comunal.
 
Para além da canalização para os domicílios (residências), de acordo com o administrador, também estão em curso obras de construção de chafarizes e das lavandarias nos dois bairros.
 
Alfredo Jónico acredita que com o fornecimento da água tratada várias doenças hídricas como as diarreias agudas e febre tifóide poderão reduzir no seio das comunidades.
 
O "Programa Água Para Todos" já é um facto nas comunas da Canjala e Egipto Praia, devendo se estender nos próximos dias para as povoações do Culango e da Hanha do Norte.
 
 A par do "Programa Água Para Todos" que está a ser desenvolvido nas comunas do interior do município, ao nível da cidade do Lobito e vila da Catumbela decorrem trabalho da terceira fase do "Projecto Águas de Benguela".
 
 A terceira fase do "Projecto Águas de Benguela" já em curso há mais de 90 dias e compreende o fornecimento do preciso líquido aos bairros que eram abastecidos pelo sistema antigo.
 
O referido projecto, iniciado em 2006, já beneficia mais de um milhão 700 mil habitantes das cidades do Lobito, Benguela, Catumbela e Baia Farta.
LEIA MAIS...


Confirmada reunião dos ministros da Juventude da CPLP





Benguela – O vice-ministro da Juventude, Yaba Alberto, confirmou esta terça-feira a realização, entre os dias 9 e 10 de Junho, em Benguela, da 4ª Reunião da Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), após ter aprovado as condições de alojamento nos hotéis locais.
 
O responsável avançou esta informação à imprensa no final de uma visita à cidade de Benguela, onde avaliou as condições dos hotéis Mombaka, Praia Morena, Luso e Aparthotel Mil Cidades, destinados a acolher as delegações ministeriais para o encontro da CPLP.
 
Yaba Alberto afirmou que consoante o que foi constatado nas unidades hoteleiras locais, para além dos estabelecimentos de apoio ao transporte de pessoal, a cidade de Benguela está em condições de albergar a Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos da CPLP no próximo mês.
 
Acrescentou que o evento vai acontecer fora de Luanda a fim de que seja promovida também as potencialidades económicas e desportivas da província de Benguela.
 
O vice-ministro da Juventude adiantou que todas as delegações participantes ao fórum devem chegar a Benguela no dia 9 de Junho e vão ainda cumprir um programa de actividades do Executivo local.
 
Segundo o responsável, nessa conferência os ministros vão debater acerca dos últimos desenvolvimentos nos respectivos países em matéria juvenil e desportiva, incrementando assim a troca de experiências para a consolidação dos programas do sector na comunidade.
 
Disse que Angola aproveitará a reunião para transmitir informações sobre a execução dos programas de apoio à juventude e ao desporto, tais como "Despontar", que visa a promoção da massificação desportiva, a formação de agentes e a construção de campos comunitários.
 
Frisou que a edificação de centros comunitários, casas da juventude, universidades públicas, entre outros, figuram no topo da agenda angolana a apresentar no encontro para partilhar a sua experiência com os participantes, visando o bem-estar da juventude e do desporto no país.
 
“A par do volume de equipamentos desportivos existentes, o país vai fazer a resenha do que está a ser feito para o desenvolvimento estratégico da nossa juventude, face aos programas específicos para essa camada social”, frisou.
 
Durante a visita a Benguela, o vice-ministro, acompanhado do director nacional da Juventude, Cardoso José, do secretário-geral do pelouro, Pedro Santos, da directora do gabinete de intercâmbio, Josefa de Carvalho, e funcionários seniores, reuniu-se com o governador provincial, Armando da Cruz Neto, com quem abordou os preparativos do encontro da CPLP.
LEIA MAIS...


Sindicalista solícita empenho dos associados





Baía Farta - O presidente do sindicato dos trabalhadores da Educação, Saúde, Cultura e Comunicação Social, Joaquim Laurindo, solicitou neste domingo, na vila da Baía Farta (Benguela), o empenho dos filiados no cumprimento do seu dever, para que o governo corresponda com as suas exigências.

 
Falando na cerimónia de encerramento da jornada em alusão ao Dia Internacional do Trabalhador, Joaquim Laurindo pediu pontualidade, assiduidade e disciplina laboral por parte dos empregados, visando reclamar justamente os seus direitos.

 
Revelou que o governo angolano está empenhado na solução dos problemas dos associados, principalmente no emprego de mais docentes.

 
A título de exemplo, disse que Benguela regista uma baixa de 300 professores, uns por morte e outros por reforma, ao que a entidade responde com o ingresso de milhares de trabalhadores.

 
Convidados a pronunciar-se sobre o prémio nacional do professor, instituído pelo governo angolano, Joaquim Laurindo acrescentou que apesar de não conhecer os moldes de classificação, fica difícil entender um prémio que apenas gratifica um professor.

 
Para si, o prémio deveria ser mais abrangente, nas províncias, municípios e comunas.

 
Por sua vez, o director provincial da Educação, Joaquim Pinheiro garantiu que apesar das dificuldades que o ministério enfrenta, a direcção aposta na melhoria das condições de trabalho e salariais para os funcionários, assim como enquadrar no sistema criança ainda sem formação.

 
No acto foram entregues vários prémios, desde viaturas, motorizadas, televisores, electrodomésticos, entre outros.
LEIA MAIS...


Cristiano Aguiar e Emília Augusto lideram nacionais juvenis de Xadrez



Benguela - Os xadrezistas Cristiano Aguiar, da Casa Branca (Benguela), e Emília Augusto, da escola Aleluia do Namibe, lideram com dois pontos os campeonatos nacionais em juvenis masculinos e femininos à saída da segunda jornada que decorre desde sábado, em Benguela.


Na classificação geral masculina, Domingos Chimbungula, da escola da Damba-Maria, está em segundo lugar. Fernando Cacunda (Progresso do Sambizanga,), José António (Escola Macovi), Leonardo Nguli, Elísio Ngolo, Eduardo Pascoal, Maholi Sabalo, todos da Damba-Maria, estão nas posições seguintes.


Em femininos, Josefina da Costa (Macovi), Prescila da Costa (escola Aleluia Namibe), igualmente com dois pontos cada, estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente.


A terceira jornada, a disputar-se esta tarde, reserva os jogos: José António/Alberto Tungululu, Leonardo Nguli/Cristiano Aguiar, Luís Alaine/Domingos Chimbungula; Emília Augusto/Prescila Augusto.


Os nacionais juvenis decorrem no acampamento Augusto Kassanje e disputa-se no sistema suíço, a nove jornadas, com a participação de 58 masculinos e 21 femininos, representando as equipas da Casa Branca, Benfica, Fronteira, Escolas da Damba-Maria e Napoleão Francisco, Académica do Lobito (Benguela), Macovi, Progresso do Sambizanga, Polivalente Alda Nuel (Luanda), e Escolas Macovi Luanda, e Escola Aleluia.
LEIA MAIS...


OMA promove feira sobre saúde





Benguela - Uma feira sobre saúde com o lema "Viva e envelheça com saúde" foi realizada nesta sábado, em Benguela, pela Organização da Mulher Angolana (OMA), no âmbito das festas da cidade das Acácias Rubras, assinalado a 17 do mês em curso.
 
Durante a feira, vários departamentos da Saúde expuseram produtos de vacinação e dos serviços de oncologia, de lepra, de malária e de Sida.
 
Segundo a secretária provincial da OMA, Leonor Joaquim, o objectivo da feira foi de associar-se aos desafios da direcção da Saúde na sensibilização da população sobre as várias doenças, visando a sua prevenção.
LEIA MAIS...


Unita apresenta subsídios para projecto de lei eleitoral



Benguela - O membro do Comité Permanente da Comissão Política da Unita, Adalberto da Costa Júnior, apresentou sexta-feira, em Benguela, subsídios do seu partido para o projecto de lei eleitoral, à luz da Constituição da República de Angola.
 
A proposta, apresentada em conferência imprensa, divide-se em 10 títulos e 20 capítulos, que possuem um total de 284 artigos.
 
O também secretário nacional para o património da Unita alertou, na ocasião, que se aproxima o ano de 2012 e com ele surge o desafio das eleições gerais em Angola.
 
Informou que a Unita já endereçou à Assembleia Nacional o projecto de lei eleitoral, tendo em conta a nova Constituição da República.
 
Segundo Adalberto da Costa Júnior, a Constituição actual estabelece que os processos eleitorais sejam organizados por órgão de administração eleitoral independentes, cuja estrutura, funcionamento, composição e competências são definidos por lei.
LEIA MAIS...


AUMENTA NÚMERO DE MORTOS DO ACIDENTE NAS FESTAS DA CIDADE DE BENGUELA



Subiu para dois o número de vítimas mortais em consequência do acidente de viação ocorrido por ocasião das festas da cidade de Benguela.

Uma motorizada CBR de grande cilindrada despistou-se na prova para saudar os 394 anos da cidade de Benguela.

Um dos destroços da motorizada atingiu pessoas da assistência, matando de imediato uma pessoa.

A segunda vítima mortal, um menor de 12 anos chegou a falecer, depois de lhe ter sido amputado um braço.

Outras pessoas ficaram feridas com gravidade, referindo-se a jovem de 17 anos, que ficou sem a perna esquerda.

Ainda não se conhece qualquer reacção do ministério público sobre o acidente, ocorrido domingo último, por ocasião das festas da cidade de Benguela.
LEIA MAIS...


 

ESTATÍSTICAS

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA Copyright © 2010-2011 | Todos os Direitos Reservados Bengueleno - Benguelenses na Net