Benguela - Vinte e nove estudantes da província de Benguela concluíram, na cidade do Lubango (Huila), o mestrado em geociências, ramo do ambiente e ordenamento do território.
De acordo com o coordenador do curso de mestrado, José Manuel Azevedo, que falava hoje ao Bengueleno, o curso foi administrado pela Universidade de Coimbra (Portugal), numa parceira com a Universidade Privada de Angola (Upra). Contou com 35 estudantes das províncias de Benguela, Huíla e Namíbe.
José Manuel Azevedo disse que esta fase constitui o culminar do terceiro ano lectivo e o segundo ano de realizações de teses de mestrado em Angola.
Augura que a cooperação continua ou evolua para outras áreas no domínio da geociências para estudos mais acabados.
Considera importante a acção no domínio das ciências da terra na área do ambiente e ordenamento, para um país que se encontra numa fase de desenvolvimento muito acelerado, não só para potenciar todos os recursos naturais que já existem, mas explorar e crescer de uma forma ordenada e organizada sem erros, facilitar o enquadramento angolano actual.
Para o professor de Seminário de Geologia e Ordenamento, Alexandre Tavares, as competências que se adquirirem farão a diferença a uma geração para a concretização de objectivos e ordenamento do território.
Alexandre Tavares acredita que será um desafio de desenvolvimento quer urbano, quer para o exercício da própria cidadania em cada angolano.
Sublinhou também que a aproximação entre as duas universidades vai enriquecer ambas instituições, as pessoas e criar uma dinâmica de resolução de problemas que não são de resolução imediata, mas sim a curto e médio prazo.
O catedrático afirmou ainda ser necessário haver um orgulho nacional na formação de mais técnicos, para haver sucesso num futuro a médio prazo.
Na sua maioria, os estudantes da província de Benguela, que frequentaram a fase curricular do mestrado na cidade do Lubango, desde Outubro de 2010, tiveram 12 disciplinas, como cartografia temática e detecção remota, análise a riscos naturais, geoquímica ambiental, seminário de geologia ambiental.
Bacias fluviais e sistemas costeiros, recursos hídricos foram entre outras todas aulas presenciais e de campos nas províncias de Benguela, Huíla e Namíbe.
Terminada a fase curricular, os discentes vão, a partir do dia 24 de Junho próximo, frequentar um estágio curricular em Coimbra e posteriormente escolher os temas pelos quais deverão preparar e defender.
Categorias:
Benguela,
Eduçação
Comentários
0 Comentários para "Estudantes concluem mestrado em geociências"
Enviar um comentário