A primeira fase das obras de reabilitação do Parque Regional de Chimalavera, no Dombe Grande, a 60 quilómetros de Benguela, está concluída, garantiu quarta-feira o assessor de comunicação da Imogestim, a empresa gestora do referido espaço.
Mário Guerra disse que, na primeira fase, foram criadas estruturas de apoio, que se consubstanciam num bebedouro para os animais e um jango que vai funcionar como restaurante de forma a apoiar os turistas.
O assessor disse que a gestão do restaurante foi cedida a um grupo hoteleiro, a quem vai ser cobrada uma percentagem pela exploração do espaço, sendo a água do bebedouro fornecida por meio de camiões e de furos no interior do parque.
De referir que a falta de água naquele local natural para a preservação de espécies em extinção originou uma dispersão de animais, como a cabra de leque, para outras regiões, situação já ultrapassada com a criação do bebedouro e dos furos.
Mário Guerra esclareceu que a segunda fase do projecto de reabilitação vai incidir sobre a vedação de todo o perímetro do parque que, de acordo com o Ministério do Ambiente, espera-se que não tenha jornal de angolaas mesmas dimensões que as do passado.
O número de pessoal e meios disponíveis para assegurar a protecção do Parque Regional da Chimalavera continua a preocupar os responsáveis da Imogestim, uma vez que se regista ainda um certo descontrolo das acções de abate indiscriminado das espécies.
Mário Guerra disse que, na segunda fase, o grupo pretende construir alojamentos para que a vida selvagem não seja perturbada e os turistas possam desfrutar do contacto directo com a natureza. “Esta é a nossa intenção e estamos a trabalhar para justamente neste sentido. Estamos a começar”, disse.
Comentários
0 Comentários para "Concluída a primeira fase da reabilitação do parque"
Enviar um comentário