Decorrem actividades em alusão aos 46 anos de Balombo



Balombo - Várias actividades de carácter ambiental, cultural, desportivo, social, política e recreativa decorrem desde o último fim de semana, no município do Balombo, província de Benguela, visando saudar o quadragésimo sexto aniversário da ascensão da localidade à categoria de vila, que se assinala a 3 de Junho próximo.
 
Segundo a coordenadora da comissão municipal de efemérides, Lúcia Chilepa Moisés, em declarações hoje, segunda-feira, ao Bengueleno, estão em curso palestras sobre "a sinistralidade rodoviária e delinquência juvenil", "municipalização dos serviços de saúde e saúde reprodutiva", "importância das Embalas" e "família tradicional e família moderna".
 
Referiu que, o programa inscreve ainda campanhas de embelezamento na vila e zona turística do Cota-cota, visita a locais históricos e um quadrangular de futebol.
 
Lúcia Chilepa Moisés, que igualmente é administradora municipal adjunta do Balombo, revelou que a participação dos munícipes nas actividades é satisfatória, com destaque para os jovens.
 
Realçou que as festas da vila, criada pela Portaria 1.406 de 13 de Dezembro de 1965, são comemoradas simultaneamente com o dia do município elevado à categoria de Conselho a 3 de Junho de 1955.
 
Quanto a existência da localidade, a Angop apurou do seu historial que, foi o tenente de segunda linha, Luís Gomes Sambo que fundou o Posto Administrativo do Balombo em 1913, tendo pertencido sucessivamente aos Conselhos do Bailundo (em 1914) ao do Lomduimbali (em 1924/1926) e em 1934/ 1955 ao Conselho do Lobito.
 
O historial realça ainda que, a denominação de Balombo vem de "Ombala - Yalombo", atribuída pelos povos e comerciantes provenientes do Bailundo, já que a localidade era tida como ponto de descanso de muitas caravanas vindas tanto do interior como do litoral.


Comentários

0 Comentários para "Decorrem actividades em alusão aos 46 anos de Balombo"

Enviar um comentário

 

ESTATÍSTICAS

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA Copyright © 2010-2011 | Todos os Direitos Reservados Bengueleno - Benguelenses na Net