Vice-governador apela para valorização da família



Benguela - O vice-governador provincial de Benguela para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, António Henrique Calengue, apelou para a valorização e promoção da família e um maior empenho da sociedade na solução dos problemas sociais.

O responsável, que falava no XIV Conselho Provincial da Família em Benguela, que decorreu sob o lema “Família angolana, unamo-nos no resgate dos valores morais, cívicos e cultural, edificando uma sociedade mais justa”, enalteceu o encontro, visto que focou a abordagem na actual situação da família.

De acordo com António Henrique Calengue, quer o engajamento, quer a acção individual e colectiva devem estar voltados para a dignificação dessa instituição base da sociedade a fim de que ela desempenhe eficazmente o papel de guardiã da moral, da ética e dos bons costumes.

 
Considerou que da harmonia e da boa saúde emocional das famílias emanam as sociedades afortunadas que influenciam os destinos dos povos e as inovações das ciências na prosperidade.

Já a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Maria Idalina Carlos, sublinhou que a família é uma instituição social com importância no desenvolvimento socioeconómico de uma nação.

Por isso, acentuou ser imprescindível prestar a família um apoio consistente através da implementação de políticas sociais que privilegiem o seu desenvolvimento educativo.

Afirmou que o Conselho Provincial da Família é um órgão consultivo cujo objectivo passar por assegurar a participação de vários segmentos do Estado na materialização dos objectivos a favor das famílias.

 
O 14ª Conselho da Família reflectiu sobre a violência doméstica, consumo excessivo de álcool, posse e uso de drogas na camada juvenil, a tendência do imediatismo, perda de valores morais e vandalismo.

Um painel temático subordinado aos processos de moralização da família e da sociedade dominou a agenda do fórum que teve como objectivo incentivar a participação da sociedade civil nas acções que contribuam para o bem-estar das famílias.

O Conselho da Família em Benguela discutiu ainda em painéis sobre “A família face aos desafios da Globalização”, “A influência da Globalização nos valores cívicos e culturais da angolanidade”, “O papel dos pais na orientação dos membros da família”, “Resgate de valores morais e Cívicos” e “Valorização da família e reforço das suas competências”.

O certame também abordou a Lei da Probidade Pública, Identificação das competências chaves para a protecção, crescimento e desenvolvimento das crianças do 0 aos 5 anos.

Tendo como finalidades promover acções conducentes à harmonia, coesão, estabilidade e valorização das famílias, o evento teve como prelectores o director provincial da Cultura, Cristóvão Kagimbanga, o chefe da Repartição Municipal de Educação em Benguela, José Januário, a par da chefe da secção provincial da Promoção da Mulher em Benguela, Ilda Águas, entre outras personalidades.

Participam do encontro administradores municipais acompanhados dos seus adjuntos, directores provinciais, representantes de organizações não-governamentais, autoridades tradicionais e religiosas, entre outros convidados da sociedade civil.


Comentários

0 Comentários para "Vice-governador apela para valorização da família"

Enviar um comentário

 

ESTATÍSTICAS

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA Copyright © 2010-2011 | Todos os Direitos Reservados Bengueleno - Benguelenses na Net