Chongoroi - O administrador municipal adjunto do Chongoroi, 150 quilómetros a sul da cidade de Benguela, Quintino Manuel Pedro, informou hoje que os casos de violência contra os direitos da criança na localidade estão a diminuir, com o cumprimento do programa dos 11 compromissos traçado pelo executivo.
Quintino Pedro, que falava a Angop, por ocasião da palestra sobre "a situação da criança na província de Benguela", sem avançar dados estatísticos, sublinhou que o cumprimento dos 11 compromissos da criança tem ajudado na diminuição dos principais problemas que afectam as crianças.
Para o responsável, os nove anos de paz está a permitir o cumprimento de muitos direitos da criança, exemplificando o acesso a alimentação, habitação, educação, saúde, a comunicação, direitos inalienáveis à criança para o seu crescimento íntegro e social.
Avançou que estas acções estão a ser cumpridas não só pelo governo, mas também pelos encarregados de educação e pais, tendo considerado a situação da criança no Chongoroi de estável.
"No município as principais violações prendem-se com a atitude de muitos pais que mandam os filhos para o pasto, em vez de irem à escola," disse o responsável.
De acordo com o administrador municipal em exercício, para a diminuição deste fenómeno o seu pelouro conta com ajuda das autoridades tradicionais e eclesiásticas, que têm transmitido mensagens de que a criança merece estudar, crescer sã e que os trabalhos não devem prejudicar o seu desenvolvimento normal.
Disse que as entidades religiosas, através das homilias e encontro, transmitem essas mensagens em todas as aldeias e comunas do território do município, cumprindo assim as obrigações do governo aos 11 compromissos com a criança.
"Saímos deste encontro convictos de que as coisas vão mudar ainda mais, no que toca aos direitos da criança", asseverou o responsável, apelando igualmente aos pais e encarregados de educação a fazerem a sua parte para evitar os problemas sociais a que as mesmas são susceptíveis.
Reiterou igualmente o compromisso de se levar a cabo a construção de jardins-de-infância, cresces e outros lugares.
Comentários
0 Comentários para "Violência contra criança diminui no Chongoroi"
Enviar um comentário