Bocoio - Quarenta e sete alfabetizadores vinculados ao Programa de Alfabetização e Recuperação do Atraso Escolar (PAAE), no município do Bocoio, província de Benguela, receberam esta semana os subsídios referentes ao ano lectivo de 2010, soube hoje à Angop de fonte da Repartição da Educação.
Segundo o chefe da área municipal da Educação de Adultos no Bocoio, Pedro Belo, que se escusou de revelar o montante financeiro pago aos formadores, cada alfabetizador ganha o equivalente em Kwanzas a 100 dólares norte-americanos por mês.
Assegurou que até finais deste mês deve iniciar o pagamento dos subsídios do 1º trimestre do presente ano lectivo para todos os alfabetizadores enquadrados no programa, por meio do módulo 1 e no método “Sim, Eu Posso”, da metodologia cubana.
Referiu que no presente ano lectivo, estão a aprender o alfabeto mil e 620 alunos, entre adolescentes, jovens e adultos distribuídos, num total de 57 turmas na sede municipal e nas comunas do Monte Belo, Cubal do Lumbo e Passe.
Adiantou que de 2007 a 2010 foram alfabetizados naquela região cinco mil e 768 pessoas, sendo três mil e 245 mulheres, algumas das quais já frequentam o 1º e 2º ciclo do ensino secundário.
Fez saber que o Programa de Alfabetização e Recuperação do Atraso Escolar no Bocoio tem como parceiros sociais Caritas, a Ong americana CCF, igrejas evangélicas, instituições do Governo, para além da JMPLA e OMA.
Já os alfabetizadores Domingos Jacinto e Angelina Cassova manifestaram-se à Angop satisfeitos por terem recebido os ordenados de que aguardavam desde o ano passado, dizendo que assim há mais motivação para trabalhar na alfabetização.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações.
Categorias:
Bocoio,
Eduçação
Comentários
0 Comentários para "Alfabetizadores recebem subsídios de 2010"
Enviar um comentário