Chongoroi - Um encontro de reflexão sobre a violência contra a criança marcou hoje, no município do Chongoroi, 150 quilómetros a sudeste da cidade de Benguela, a abertura da jornada da criança.
A actividade, promovida pelo Instituto Nacional da Criança (INAC), serviu igualmente para uma reflexão sobre a situação actual da criança, com vista a criação de políticas e conjugação de sinergias para a sua implementação, tendentes a salvaguarda e promoção dos direitos da criança e proporcionar o seu bem-estar.
A jornada, que decorrerá sob o lema “Por um futuro melhor cuidemos da criança”, visa sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os problemas que a criança enfrenta, tornando mais activa na defesa e promoção dos seus direitos e no combate à violência.
Em saudação a data, estão previstas palestras sobre “a violência contra a criança, causas e consequências”, “os valores éticos, cívicos e morais no âmbito da protecção da criança”, e “os direitos da Criança”.
No programa do INAC a que o Bengueleno teve hoje acesso, consta ainda palestras sobre “a importância do meio ambiente no desenvolvimento da criança”, “o desporto e a criança” e “o trabalho de menores”.
Serão igualmente realizadas, até o dia 18 de Junho, visitas aos locais históricos, económicos e sociais, bem como um culto de acção de graças a favor das crianças vítimas de violência, campanhas de plantação de árvores, de limpeza e embelezamento das cidades.
A jornada será também marcada com a IV assembleia provincial da Criança que contará com a participação de 100 menores, a apresentação do projecto da escola de Música Clássica “Omalã”, bem como um debate radiofónico sobre “a exploração infantil” e o
quarto festival infantil da canção.
O acto provincial do 1 de Junho decorrerá na comuna da Equimina, município da Baía Farta, enquanto o 16 de Junho realizar-se-á em simultâneo em todos municípios da província.
O evento contará com o envolvimento de todos os membros da sociedade como órgãos do governo, sociedade e entidades singulares.
Categorias:
Chongoroi,
Sociedade
Comentários
0 Comentários para "Aberta jornada sobre violência contra criança"
Enviar um comentário